A Importância da Mastigação

A mastigação é uma daquelas áreas do conhecimento humano pouco valorizadas, talvez por ser tão simples. Ela é parte fundamental do processo de digestão, que por sua vez é o conjunto das transformações que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo, para se converterem em compostos menores para serem absorvidos e utilizados pelo organismo.

A digestão é iniciada na boca, com a ação mecânica dos dentes, pela mastigação e de enzimas encontradas na saliva (a boa hidratação é essencial), para transformar o alimento em bolo alimentar e poder seguir adiante no processo digestivo.

A correta mastigação depende da saúde bucal, de conhecer a forma correta de mastigar e portanto faz parte da educação e traz benefícios durante toda a vida, desde a infância até a velhice. É a única etapa da digestão da qual temos controle e podemos influenciar.

O ambiente de pressa e correria de nossa sociedade consumista criou um meio que propicia a obesidade, também conhecido como ambiente obesogênico. E a mastigação exerce papel importante no controle deste ambiente. Contudo, precisamos motivar as pessoas através de pequenos passos e criatividade a avançar neste contole.

Através da mastigação lenta em ambiente tranqüilo, obtém-se a saciedade precoce, ou seja, a pessoa sente-se saciada mais rapidamente, o que a leva a comer menos, ter menos tendência ao ganho de peso, melhor digestão, mais prazer com a alimentação e mais saúde. Muitos trabalhos científicos apontam para isso.

Com a vida moderna a maioria das pessoas não pode se isolar em um oásis de tranqüilidade para relaxar e treinar adequadamente a mastigação. Mas, isso pode ser feito em casa, sozinho, depois que o resto da família já se fartou. Confira alguns passos importantes:

1. Esteja bem hidratado antes de iniciar o processo

2. Prepare seu prato

3. Sente-se à mesa

4. Garanta que estará em silêncio e concentre-se

5. Coloque uma pequena porção de alimento na boca

6. Mastigue em movimentos circulares de um lado da boca

7. Repita os mesmos movimentos do outro lado da boca, até que perceba que o alimento foi transformado em um pequeno bolo homogêneo, então engula e continue o processo, percebendo cada ação.

O objetivo deste exercício é incorporar novos hábitos que, uma vez automatizados, possibilitam um novo modo de se relacionar com a comida mesmo em festas, fast-foods e em outras ocasiões.

Bom apetite e boa digestão.

Nutricionistas: Dra. Fabíolla Andrea Machado, Dra. Cibele Zalli, Dra. Veruska Scabim

Anúncios

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: